página inicial/notícias

OUTUBRO 2006 |NOVEMBRO 2006 |DEZEMBRO 2006 |JANEIRO|FEVEREIRO|MARÇO|ABRIL|MAIO|JUNHO|JULHO|AGOSTO|OUTUBRO|NOVEMBRO

COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL

Na próxima terça-feira, dia 6 de Novembro, comemora-se o feriado municipal de Valpaços, um dia diferente, recheado de diversas iniciativas culturais e desportivas. Assim, pelas 09h30, vai ser hasteada a Bandeira nos Paços do Concelho, abrilhantada pela actuação da Banda Municipal de Valpaços.
Em seguida, pelas 10h00, vai ter início a cerimónia de entrega dos prémios aos melhores alunos do município, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Pelas onze horas, vai realizar-se um jogo de futebol de confraternização entre os funcionários da Câmara Municipal de Valpaços, no Complexo Desportivo Municipal de Valpaços.
Ao início da noite, pelas 21h00, terá lugar um concerto de música clássica pela Orquestra do Norte, no Auditório do Centro Cultural Luís Teixeira, em Valpaços.
Programa
31.10.07

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA OBRA "RAÍZES" DE LUIS VIEIRA

Na próxima segunda-feira, dia 5 de Novembro, pelas 18h00, no auditório do Pavilhão Multiusos de Valpaços, vai ter lugar o lançamento da obra poética “Raízes” da autoria de Luís Vieira, sob o pseudónimo de Foreval. A obra vai ser apresentada publicamente pelo pintor valpacense Sousa Maia.
Luís Ambrósio Gonçalves Vieira, nasceu em Valpaços, no Largo das Amoreiras no ano de 1944. Jornalista aposentado, reside na República Federal da Alemanha desde 1973. Exerceu a função de jornalista durante 18 anos no então semanário “Diálogo do Emigrante”, tendo a seu cargo entre outras rubricas a página “Tempo de Poesia” onde apresentou os poetas da diáspora. Está reformado desde 1999 e desde então encontra-se a compilar os poemas que compõe desde 1955. Foreval foi o pseudómino utilizado pelo autor na referida rubrica “Tempo de Poesia” e esteve sempre relacionado com qualquer evento poético, desde jornais, tertúlias poéticas e seminários. A palavra Foreval é uma composição gráfica entre a palavra inglesa “Forever” e a palavra “Valpaços”, o que significa “Valpaços para sempre”.
31.10.07

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA XI FEIRA DA CASTANHA-CASTMONTE 2007

Teve lugar dia 29 de Outubro, a Conferência de Imprensa sobre a XI Feira da Castanha-Castmonte 2007, a realizar nos próximos dias 10 e 11 de Novembro no novo Pavilhão Multiusos de Carrazedo de Montenegro.
Estiveram presentes nesta Conferência de Imprensa o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida e ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, Alípio Barreira.
Segundo o Presidente da edilidade Valpacense, “este evento é um elemento dinamizador da economia local, permitindo escoar um produto que é uma referência da região”, acrescentando ainda que “apesar de uma quebra da produção na ordem dos cinquenta por cento, a castanha continua a ser de excelente qualidade”, referiu Francisco Tavares.
Também a inauguração do moderno Pavilhão Multiusos vai beneficiar a realização desta feira, permitindo “um melhor acolhimento dos visitantes e melhores condições para os produtores”, possibilitando no futuro a “realização de valências culturais e desportivas”, concluiu o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços.
Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, salientou as “actividades culturais, musicais e desportivas do evento, como o passeio de todo-o-terreno, espectáculos musicais, animação de rua” e ainda a confecção de um “bolo de castanha com peso superior a 600 quilos que vai ser apresentado durante o evento”, salientou Alípio Barreira.
De igual forma, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Valpaços, destacou a presença de produtores franceses da vila de Beynat, perto de Bordéus, na França, que vão trazer “produtos já transformados a partir da castanha, desde compotas a sabonetes passando pela cerveja de castanha”, com o objectivo de divulgar aos produtores regionais “tudo o que se pode criar a partir da castanha”, destacou Amílcar Almeida.
30.10.07

ABERTURA OFICIAL DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY

A Universidade Sénior de Rotary em Valpaços foi aberta oficialmente ao público no dia 27 de Outubro, no Auditório do Pavilhão Multiusos, em Valpaços. Este projecto de ensino irá funcionar nas instalações da antiga Adega Cooperativa dos Olivicultores, cedidas pelo Município de Valpaços.
A Universidade Sénior de Valpaços, dinamizada pelo Rotary Club local, tem como objectivo a “a prestação de serviços à comunidade”, segundo palavras de José Coroado, Presidente do Rotary Clube de Valpaços. Desta forma, José Coroado, salientou ainda a “cooperação entre o Rotary Club com o Município de Valpaços” que vai possibilitar, entre “cedência de instalações para o funcionamento da Universidade” ao “apoio essencial nas diversas iniciativas do Rotary Club”, a concessão de “treze bolsas de estudo aos alunos mais carenciados do concelho”.
Por seu lado, o Director da Universidade Sénior, Bruno Salvador, realçou o facto das inscrições” terem superado as expectativas”, contando já com 130 inscrições para o ano lectivo de 2007/2008.
No final da abertura da Universidade Sénior de Valpaços, os presentes tiveram ainda a oportunidade de ouvir uma “Oração da Sapiência” pelo professor Carlos Patrício, com o tema “Trás-os-Montes visto pelos transmontanos - o espaço referencial de identidade”.
As Universidades Seniores de Rotary encontram-se dispersas por todo o País, contando no seu conjunto, com cerca de dez mil alunos e mais de dois mil professores voluntários.
30.10.07

INÍCIO DAS AULAS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO

Dando continuidade ao projecto iniciado no ano lectivo de 2006/2007, vão ter início, já na próxima segunda-feira, dia 29 de Outubro, as actividades de enriquecimento curricular para este ano lectivo.
Desta forma, a autarquia contratou 22 professores para proporcionar aos alunos aulas de Inglês, Educação Física, Artes Plásticas e a nova vertente de Danças e Cantares Regionais, uma forma inovadora de iniciar as crianças na educação musical.
Este Programa de Enriquecimento Curricular prevê a generalização do ensino de Inglês para os 3º e 4º anos de escolaridade dos estabelecimentos públicos e de actividades como a música e educação física para os quatro anos do Ensino Básico, através de acordos de colaboração estabelecidos entre o Município e os quatro agrupamentos de ensino existentes no concelho.
Para além destas três disciplinas, os alunos do concelho de Valpaços vão poder contar ainda com aulas de Educação Visual, de forma a desenvolver as capacidades artísticas das crianças.
25.10.2007

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE ANTÓNIO ARAÚJO

 

Teve lugar no dia 23 de Outubro, a inauguração da exposição de pintura de António Araújo, na Galeria de Exposições do Centro Cultural Luís Teixeira, em Valpaços. Com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, esta exposição contou ainda com a presença de diversos apreciadores de arte que fizeram questão de marcar presença nesta inauguração.
António José Cardoso Araújo nasceu em 1984 na freguesia de Veiga de Lila, concelho de Valpaços, residindo actualmente na mesma cidade. Neste momento é empregado de mesa na cidade de Valpaços. António Araújo concluiu o ensino secundário em 2005 e, desde muito cedo se aventurou como autodidacta no mundo da pintura e das belas-artes.
Os temas preferidos do autor recaem nas paisagens, corpo humano, naturezas mortas e ainda temas abstractos. Os materiais preferidos do autor tendem a ser o óleo sobre tela.
Esta exposição de pintura vai estar patente ao público na galeria de Exposições do Centro Cultural Luís Teixeira, em Valpaços, até ao próximo dia 7 de Novembro.
25.10.2007


voltar