página inicial/notícias

OUTUBRO 2006|NOVEMBRO 2006 |DEZEMBRO 2006 |JANEIRO|FEVEREIRO|MARÇO|ABRIL
MAIO|JUNHO|JULHO

FERIADO MUNICIPAL DE VALPAÇOS

Vai ter lugar no próximo dia 6 de Novembro, mais uma celebração do Feriado Municipal de Valpaços. Para esse dia o Município de Valpaços agendou uma série de actividades comemorativas.
Estas actividades vão ter inicio ás nove da manhã com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, seguindo-se a entrega de prémios aos melhores alunos do Município, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
As dez da manhã terá lugar a Apresentação Pública da Obra “Os Sumagreiros de Avarenta”, da autoria de Adérito Medeiros Freitas. Segundo o Presidente do Municipio de Valpaços,  Francisco Tavares, este trabalho de Adérito Medeiros éFruto do seu labor de investigação, dá-nos a conhecer uma actividade – cultura, transformação e exportação do Sumagre – que deve ter tido alguma importância nesta localidade mas que, hoje, se resume à "memória oral" dos seus mais antigos habitantes. Não fora o aparecimento deste trabalho e uma parte da nossa memória colectiva correria o risco de ficar, para sempre, apagada.”
Para finalizar o dia comemorativo do Feriado Municipal, vai ter lugar por volta das nove horas da noite, na Igreja Matriz de Valpaços, um concerto da Orquestra do Norte.  

FEIRA DA CASTANHA 2006
Vai ter lugar, nos próximos dias 4 e 5 de Novembro de 2006, na Escola EB 2,3 José dos Anjos, a décima edição da Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro - Castmonte 2006.
Nesta décima edição da Feira da Castanha, os visitantes vão poder encontrar cerca de 60 expositores de produtores de Castanha, assim como uma série de barraquinhas gastronómicas com produtos típicos da região.
A abertura oficial da X Edição da Feira da Castanha vai decorrer no sábado, dia 4 de Novembro, pelas 15H00, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, com o Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, Alípio Barreira, bem como diversas entidades. Pelas 16h00, vai ter lugar uma degustação de castanha e Doçaria de castanha ao som do grupo de música tradicional “Mar Pedra”. Pelas 21h30, sobe ao palco o conjunto “Função Pública”, animando o público pela noite dentro.
Domingo, dia 5 de Novembro, pelas 10h00, é a vez do grupo de animação de rua “Bomboémia” da Universidade do Minho percorrer a vila de Carrazedo de Montenegro, divertindo a população. Pelas 15h00, tem início o Concurso da Castanha e Cerimónia de entrega de prémios. Seguidamente, o recinto da feira vai ser animado por diversos Ranchos Folclóricos da Região, Concertinas e Grupos de Música Popular da Universidade do Minho. O encerramento desta X Edição da Feira da Castanha- Castmonte terá lugar pelas 20h00.
A X Edição da Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro-Castmonte 2006 é, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Valpaços, da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e da Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro (A.R.A.T.M).

VISITA DO DIRECTOR GERAL DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

gaeTeve lugar, na passada sexta-feira, dia 20 de Outubro, na Câmara Municipal de Valpaços, a assinatura do acordo de cooperação entre o Município de Valpaços e a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), para a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante.
Esta cerimónia contou com a presença do Director Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Embaixador José Manuel Costa Arsénio.
Na cerimónia de assinatura deste Acordo de Cooperação, José Manuel Costa Arsénio realçou a “importância dos serviços de apoio ao emigrante no seu regresso às origens”, sendo para isso necessário “dotar os municípios de todas as condições logísticas e técnicas”. Desta forma, durante os próximos três anos, Valpaços vai poder contar com o apoio da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a “formação e disponibilização de todo o material técnico para o bom funcionamento deste Gabinete de Apoio ao Emigrante de Valpaços”, concluiu José Manuel Costa Arsénio.
Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, realçou a importância da criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante num concelho como Valpaços, com “munícipes espalhados pelos quatro cantos do mundo”. Com a criação deste Gabinete de Apoio ao Emigrante, “a autarquia de Valpaços vai estar dotada de meios para receber e apoiar os emigrantes no regresso ao seu concelho de origem”, concluiu Francisco Tavares. 
Este Gabinete de Apoio ao Emigrante tem como principais objectivos, apoiar todos os cidadãos emigrantes no regresso ao seu país de origem, ajudando a simplificar o processo de reinserção na sociedade, através da resolução de problemas burocráticos e também sociais.
Desta forma, a partir de agora, todos os munícipes que sejam emigrantes ou estejam em vias de regressar a Portugal, podem recorrer aos serviços do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Valpaços.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA OBRA “MONOGRAFIA DE PARAFITA”

livroDecorreu na passada segunda-feira, dia 23 de Outubro, no Auditório do Pavilhão Multiusos, em Valpaços, a apresentação pública da obra “Monografia de Parafita”, da autoria do Padre Manuel Alves.
Esta obra consiste numa profunda investigação sobre esta aldeia do concelho de Montalegre, com Foral concedido pelo Rei de Portugal, D. Afonso III, em 31 de Maio de 1268, à aldeia de Parafita, terra natal do Padre Manuel Alves.
O autor foi apresentado pelo Doutor Rogério Borralheiro e pelo Doutor Barroso da Fonte, bem como pelo Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares. Na sua apresentação, Rogério Borralheiro salientou a “Monografia de Parafita” como “uma obra de referência histórica para esta localidade da região barrosã”.
Por seu lado, Barroso da Fonte referiu a importância de uma obra como a “Monografia de Parafita” para a “explicação dos usos e costumes de uma localidade, analisando pormenorizadamente toda a vivência da população de Parafita”.

RENOVAÇÃO DA EB1 DE CARRAZEDO DE MONTENEGRO

Concluídas as obras de recuperação, a escola EB1 de Carrazedo de Montenegro foi inaugurada no passado dia 25 de Setembro. A partir de agora, os cerca de 60 alunos de Carrazedo de Montenegro poderão usufruir das excelentes condições que esta escola lhe proporciona. Com esta recuperação, a escola também possui um novo mobiliário, com novos placares e ligação a Internet em todas as salas, passando pela instalação de um sistema de aquecimento central.
As obras de restauração consistiram na colocação de um novo telhado, na pintura interior e exterior do edifício, o soalho foi também ele substituído, assim como as portas e as janelas.
A remodelação desta escola constituiu um investimento de cerca de cinquenta mil euros, totalmente suportados pela Câmara Municipal de Valpaços, Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Carrazedo de Montenegro.

NOVO SITE DO MUNICÍPIO DE VALPAÇOS ONLINE

siteJá está online o novo site do Município de Valpaços, este é um espaço de informação e divulgação dos diversos assuntos relacionados com este Município. Este site tem como objectivo não só facilitar aos munícipes o acesso permanente às várias informações e documentos na resolução de problemas que no dia a dia se nos deparam, como informar todos aqueles que nos queiram visitar. Estamos por isso disponíveis para através do nosso email receber sugestões para a melhoria do mesmo.

voltar