página inicial/notícias

OUTUBRO 2006 |NOVEMBRO 2006 |DEZEMBRO 2006 |JANEIRO|FEVEREIRO|MARÇO|ABRIL
MAIO|JUNHO|JULHO

EXPOSIÇÃO DE PINTURA NO CENTRO CULTURAL LUÍS TEIXEIRA

Teve lugar, no dia 13 de Fevereiro, pelas 18 horas, a inauguração da Exposição de Pintura de Francisca Araújo, na galeria do Centro Cultural Luís Teixeira, em Valpaços.
Francisca dos Santos Amendoeira Pinheiro Araújo, natural de Fornos do Pinhal, concelho de Valpaços, reside actualmente na cidade do Porto. Chefe da secção de cobrança do 4º serviço de Finanças de Vila Nova de Gaia, possui o curso geral do Comércio pela Escola Industrial e Comercial de Chaves e o Curso de Cerâmica pela Escola Secundária Artística Soares dos Reis.
Autodidacta em pintura, desde muito cedo revelou sempre um interesse especial pelas Artes Plásticas, começando muito nova a dar os primeiros passos na arte de pintar.
Paisagem, corpo humano e natureza morta são dos temas preferidos desta pintora. O óleo sobre a tela, areia, gesso e cola constituem os materiais eleitos pela pintora para a concepção das suas obras.
Francisca Araújo já expôs a sua obra nos Fóruns da Maia, Galeria da Direcção Distrital de Finanças do Porto e Galeria Geraldes da Silva no Porto. Esta exposição “Património da minha terra...”, da autoria de Francisca Araújo, estará patente ao público entre os dias 14 e 27 de Fevereiro na Galeria do Centro Cultural Luís Teixeira, em Valpaços.
15.02.07

FEIRA DE SÃO BRÁZ EM SÃO JOÃO DA CORVEIRA

Mais uma vez cumpriu-se a tradição da Feira do Fumeiro de São Bráz, na aldeia serrana de São João de Corveira no concelho de Valpaços. No entanto, pela primeira vez, a Feira de São Brás foi realizada no novo Centro de Dinamização Empresarial de São João da Corveira, um verdadeiro pavilhão multiusos preparado para receber este certame bem como outras actividades desportivas ou lúdicas.
Com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de São João de Corveira, José Manuel Taveira Pereira, do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, do Governador Civil de Vila Real, António Martinho, bem como outras individualidades presentes, a abertura oficial do Centro de Dinamização Empresaria de São João de Corveira, representou “um sonho para a população de São João de Corveira, ao dispor de um espaço multiusos para a realização de diversos eventos”, salientou José Manuel Taveira Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de São João de Corveira.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares, a “construção deste pavilhão    visa dinamizar a freguesia de São João de Corveira, dotando-a de um espaço condigno para receber todos aqueles que visitam a tradicional Feira de São Bráz”.
Por outro lado, António Martinho, Governador Civil de Vila Real, salientou o “impulso económico” que a construção deste pavilhão possibilita à população da freguesia de São João de Corveira, incentivado os produtores a “investir cada vez mais na qualidade do seus produtos tradicionais”.
A Feira do Fumeiro de São Bráz foi organizada pela Junta de Freguesia de São João de Corveira em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços que, desta forma, pretende divulgar os sabores e hábitos alimentares tradicionais do concelho e, simultaneamente, fazer emergir novas oportunidades comerciais de desenvolvimento rural através da valorização de produtos típicos de qualidade.
A autarquia de Valpaços, ao considerar o fumeiro como uma arte gastronómica única, quer preservar a tradição promovendo a certificação dos produtos como meio de manter a sua genuinidade e qualidade, garantindo aos consumidores a qualidade tradicional destes produtos tradicionais.
15.02.07

        

FEIRA DO FUMEIRO EM SÃO JOÃO DA CORVEIRA

Cumprindo-se mais uma vez a tradição, vai ter lugar no primeiro Domingo de Fevereiro, dia 4, mais uma edição da tradicional Feira do Fumeiro de São Brás, no novo Centro de Dinamização Empresarial de São João da Corveira, concelho de Valpaços.
Pela primeira vez, este evento vai ter início ainda no sábado, dia 3 de Fevereiro, por volta das 22h00, com a actuação do Grupo Musical, “Costa Verde”. A animação continua no Domingo, dia 4 de Fevereiro, pelas 11h00, com a abertura oficial do Centro de Dinamização Empresarial de São João de Corveira, que contará com a actuação da Banda Musical de Carrazedo de Montenegro. Pelas 15h00 a animação prosseguirá com a actuação de Ricardo Nascimento e de outros Grupos Musicais.
Nesta feira tradicional, os produtos apresentados são genuínos, feitos de acordo com a sabedoria das gentes do campo e, preparados pelas mãos de mulheres que ao longo da história aprenderam esta arte, transmitida de geração em geração.
Este evento é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Valpaços e a Junta de Freguesia de São João da Corveira.
02.02.07

 

voltar