página inicial/notícias

OUTUBRO 2006 |NOVEMBRO 2006 |DEZEMBRO 2006|JANEIRO|FEVEREIRO|MARÇO|ABRIL
MAIO|JUNHO|JULHO

CONCERTO PELA BANDA MUNICIPAL DE VALPAÇOS

Teve lugar, no passado sábado, dia 23 de Dezembro, pelas 21h00, no Auditório do Centro Cultural Luís Teixeira, em Valpaços, o concerto de Natal protagonizado pela Banda Municipal de Valpaços, dirigida pelo Maestro Francisco Clemente de Sousa.concerto
Apesar das baixas temperaturas que se fizeram sentir na hora do concerto, a afluência de público foi bastante significativa, ficando este facto a dever-se a boa aceitação que a Banda tem junto da população.
Pessoas de todas as idades fizeram questão de assistir ao tradicional concerto de Natal da Banda Municipal de Valpaços. A ideia de que as Bandas Musicais têm como principais espectadores as pessoas mais idosas não se verificou, e foi com bastante agrado que a organização constatou a presença de dezenas de jovens na plateia.
O repertório musical interpretado pela Banda Municipal de Valpaços tem permitido divulgar junto do público, obras de compositores clássicos e eruditos, bem como interpretar simultaneamente, obras de carácter popular ou tradicional, numa conjugação de estilos ao agrado de todos.
29.12.06

INAUGURAÇÃO ACESSO IP4

Foi inaugurado, na passada quinta-feira de manhã, dia 21 de Dezembro, o acesso entre Valpaços e o IP4 que vai ligar o concelho ao Porto e a Bragança.
Este novo acesso, com características de IP, permite aos habitantes de Valpaços e de toda a região norte, reduzir significativamente a distância com Mirandela e com o IP4. Num futuro próximo, este acesso irá ter ligações com a A7 e a A24.variante
Com a abertura ao público desta nova via, a distancia entre as cidades de Valpaços e Mirandela vai ser reduzida em nove quilómetros. Desta forma, esta nova estrada vai ter uma extensão total de quinze quilómetros e meio, passando por quatro linhas de água ao longo de todo o percurso.
A ligação de Valpaços ao IP4 contará ainda com três entroncamentos viários ao longo do traçado, nomeadamente em Rio Torto, Eixos e IP4 com ligação a Bragança, Mirandela e Porto.As restantes intercepções com a rede viária local vão funcionar através de cinco passagens superiores e catorze passagens inferiores agrícolas.
A inauguração desta ligação vai melhorar de uma forma substancial a acessibilidades da cidade de Valpaços, permitindo aos seus habitantes uma melhoria das suas condições de vida e uma maior aproximação aos grandes centros urbanos.
29.12.06

TEATRO DE MARIONETAS "O MUNDO É ÀS CORES"

Nos dias 6, 7, 11 e 12 de Dezembro decorreu respectivamente, nos agrupamentos de Lebução, Vilarandelo, Carrazedo de Montenegro e Valpaços, uma peça de teatro de marionetas intitulada, “O mundo é às cores”. A realização e a produção desta peça infantil ficou a cargo da companhia de teatro “Partículas Elementares”.
Esta peça “O mundo é às cores”, foi exibida durante quatro dias e cada espectáculo teve uma duração aproximada de quarenta minutos.
A história apresentada pela companhia de teatro “Partículas Elementares” baseia-se numa paixão supostamente impossível, entre dois animais diferentes, uma rata e um elefante invisual.
O objectivo desta história visava sobretudo transmitir uma lição de vida aos alunos presentes na plateia, ensinando a respeitar as diferenças e a ultrapassar preconceitos. Desta forma, as crianças aprenderam uma lição de vida ao mesmo tempo que se divertiram ao som de bonitas canções infantis.
Apoiada pela Câmara Municipal de Valpaços, esta acção encontra-se inserida numa perspectiva pedagógica exercida pelo município de Valpaços que, de uma forma leve e recreativa, procura sensibilizar e motivar as crianças para o espectáculo nas suas diversas expressões, bem como criar momentos de diversão e de convívio.
21.12.06

REMODELAÇÃO DAS PISCINAS MUNICIPAIS

Devido ao forte temporal que se abateu no concelho de Valpaços, na passada quinta-feira, dia 7 de Dezembro, parte da cobertura das piscinas municipais de Valpaços abateu, sendo agora necessário proceder-se à sua reparação.
Desta forma, a Câmara Municipal de Valpaços vai proceder à abertura do concurso para as obras de remodelação e beneficiação do edifício, com o objectivo de, num futuro próximo, a cidade de Valpaços possa usufruir de melhores condições físicas para a prática dos desportos aquáticos.
O valor total deste investimento ronda os trezentos mil euros, estando prevista a sua conclusão para meados do próximo ano.
21.12.06

“LENDAS, CONTOS E TRADIÇÕES DO ALTO TÂMEGA E BARROSO: DO CONTEXTO ORAL À EXPRESSÃO ESCRITA”

Teve lugar nos dias 21, 22 e 23 de Novembro de 2006, uma sessão de animação à leitura para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico dos quatro agrupamentos do Município de Valpaços, realizada pelos elementos da companhia de teatro “Urze”.
Inserida no âmbito do projecto “Lendas, Contos e Tradições do Alto Tâmega e Barroso: do contexto oral à expressão escrita”, no qual a Câmara Municipal de Valpaços se encontra envolvida, o tema desta sessão de animação à leitura foi o “Teatro e Educação - O teatro como instrumento de ensino”.aniamaçao leitura
Esta oficina de expressão dramática, visou por um lado, associar e colocar em prática as potencialidades do teatro como instrumento de trabalho e pesquisa dos docentes e, por outro, fortalecer a ligação da cultura e da educação, destacando os objectivos comuns da formação intelectual e cultural da sociedade em geral.
Estas iniciativas têm por base quatro objectivos essenciais: fomentar a leitura através de espectáculos de teatro destinados ao público mais novo, contribuindo para o desenvolvimento dos “hábitos de leitura”, tornando as palavras e o livro mais compreensíveis e atractivos a um potencial novo leitor.
Por outro lado, pretende-se ainda sensibilizar os docentes para a importância das artes na sua profissão, aumentando o seu conhecimento ao nível das técnicas de comunicação, traduzidas em exercícios teatrais que venham a responder a necessidades específicas na aplicação dos programas a leccionar.
De igual modo, estas acções visam aumentar o conhecimento dos docentes na aplicação das técnicas de expressão dramática, com o intuito de criar animações activas com os seus alunos, nomeadamente na elaboração de actividades culturais e artísticas.
07.12.06


voltar