página inicial/notícias

OUTUBRO 2006 |NOVEMBRO 2006 |DEZEMBRO 2006 |JANEIRO|FEVEREIRO|MARÇO|ABRIL|MAIO|JUNHO|JULHO

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ DR. ARMANDO MORAIS SOARES - O ÚLTIMO JOÃO SEMANA” DA AUTORIA DA DR.ª MARIA ALINE FERREIRA

Vai ter lugar, no próximo domingo, dia 29 de Abril, pelas 15h30, na Sede da Associação Cultural, em Lebução, concelho de Valpaços, a apresentação do livro biográfico “ Dr. Armando Morais Soares - O Último João Semana” da autoria da Dr.ª Maria Aline Ferreira.
A apresentação da obra será realizada pelo Dr. Ernesto Salgado Areias e contará ainda com a intervenção da autora e do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Eng.º Francisco Tavares.      
O evento contará com a actuação da Tuna Académica da Universidade Sénior de Rotary Chaves e com actuação dos Gaiteiros de Lebução.
Concluída a licenciatura em Medicina, em Coimbra, no ano de 1928, Dr. Armando Morais Soares, voltou à sua terra natal, Vilartão, passando a percorrer diariamente as aldeias dos concelhos de Valpaços, Chaves, Vinhais e Mirandela, visitando enfermos, conquistando o respeito de todos e tornando-se numa personagem ilustre do concelho de Valpaços.
A autora desta Biografia, Maria Aline Ferreira, nascida em 1947, é Professora do Ensino Secundário na Escola Secundária Júlio Martins, em Chaves e, Presidente do Conselho Executivo da mesma entre 1998 e 2006. Neste momento é também vereadora na Câmara Municipal de Chaves.
24.04.07

        

IX FEIRA DO FOLAR EM VALPAÇOS

Mais uma vez, a Feira do Folar de Valpaços foi um verdadeiro sucesso. Mais de setenta mil pessoas visitaram o concelho de Valpaços, tornando esta IX edição num êxito sem precedentes.ix feira folar
Sessenta toneladas de folar e cerca de nove toneladas de fumeiro foram vendidos ao longo dos três dias do certame, atingindo um valor de negócios que ronda um milhão de euros. Desta forma, a Feira de Folar de Valpaços afirma-se como o maior evento de promoção de folar a nível nacional, dinamizando simultaneamente toda a economia da região.
A abertura deste evento teve lugar na passada sexta-feira, dia 30 de Março e, contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves que realçou a importância da feira. “Em Trás-os-Montes existem ix feira folarix feira folarmuitos produtos de qualidade mas que não são do conhecimento do consumidor” e, desta forma, “estas feiras são essenciais para a divulgação dos mesmos”, salientou Rui Nobre Gonçalves.
Por seu lado, Francisco Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, acentuou a certificação do folar como a próxima meta a atingir “pois só assim a qualidade será garantida e o produto será afirmado de forma diferente no mercado” assegurou.
João Carlos Pires, um dos visitantes desta feira e residente em Bragança, foi agradavelmente surpreendido pela dimensão deste certame, “pensei que fosse uma pequena feira e acabei por encontrar um grande evento de promoção de um produto típico da região”.
Por seu lado, Maria Amélia Barbosa, de Braga, salienta a escolha da ementa regional servida nas tasquinhas tradicionais como um “excelente exemplo da qualidade gastronómica de Trás-os-Montes”, acrescentando ainda que o Folar de Valpaços” é o melhor do país, e nesta feira consigo comprar folar artesanal e fumeiro caseiro de excelente qualidade” refere esta visitante.
No entanto, para além do Folar, todos os visitantes puderam encontrar fumeiro artesanal, mel, doces, compotas, amêndoas, nozes e figos secos, bem como os apreciados vinhos e azeites da região. raid feira folar
Bandas Filarmónicas, ranchos folclóricos, torneios de tiro aos pratos e espectáculos de música ligeira proporcionaram momentos de verdadeira animação, divertindo todos os visitantes deste certame.
Também a quarta edição do “RAID na Rota do Folar”, bem como o 5º Passeio de Cicloturismo, foram um verdadeiro sucesso,  com os participantes a percorrem todo o concelho Valpacense em veículos e motos todo o terreno, assim como bicicletas, dando a conhecer aos visitantes todas as suas belezas naturais.
06.04.07

 

 

 

voltar