acção social/emprego e formação

Programas Ocupacionais

Os serviços da Câmara Municipal de Valpaços funcionam como meio de inclusão social e laboral. Trabalhadores desempregados e pessoas carenciadas encontram na Câmara Municipal de Valpaços um novo rumo de vida. Através de Programas Ocupacionais, em parceria com o Instituto de Emprego.
A experiência e os conhecimentos profissionais adquiridos fazem desta uma medida importante que abre novas perspectivas de trabalho, suscitando a motivação e a valorização profissional e pessoal.
Limpeza urbana, jardinagem, limpeza e manutenção de edifícios públicos, construção civil, apoio às escolas (limpeza e refeitórios), águas e saneamento e funções administrativas são as áreas para onde os trabalhadores são encaminhados de acordo com o seu perfil, após uma avaliação caso a caso.

Programas Estágio Profissional

No âmbito da Portaria n.º 127 / 99 de 26 de Dezembro, “ Estágios Profissionais “, têm sido igualmente inseridos jovens com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos, habilitados com classificação intermédia e superior. No período compreendido entre 2002 a 2006 efectuaram estágio nesta autarquia, 68 jovens em várias áreas. O período de estágio é de nove meses e recebem uma bolsa de formação mensal equivalente a 1/5 do salário mínimo nacional para habilitados com o 12º ano e duas vezes o salário mínimo nacional para licenciados.

Cursos de Formação Profissional

Com o objectivo de propiciar uma formação básica e a melhor integração dos trabalhadores na vida activa, o Município tem promovido cursos de calcetaria, de jardinagem, Técnicas de Comércio, Técnicas de Gestão e Micro-Empresas etc.

 

voltar